Quem sofre com dor nas costas sabe que o incômodo pode impedir muitas coisas na vida. Acabar com isso pode parecer difícil, mas muitas vezes alguns hábitos simples já podem ajudar muito.
Você tem o costume de se exercitar? Você tem um colchão confortável? Entenda melhor como seus hábitos refletem na sua saúde e no combate às dores nas costas!
Pequenas mudanças na nossa vida e na rotina já podem trazer resultados na saúde das costas e de todo o corpo. Confira algumas dicas simples para observar e acabar com suas dores nas costas.
1. Fazer alongamento diariamente
Ter os músculos encurtados é algo cada vez mais comum, principalmente para quem passa muito tempo sentado. Assim, isso pode levar a dores e a grandes incômodos, atrapalhando o dia a dia.
Por isso, o alongamento é um hábito benéfico para todos e ainda mais para quem tem dores na coluna, no pescoço e nos membros. Isso porque a prática contribui com o alongamento dos músculos (a longo prazo) e com sua saúde.
Fazer uma sequência de alongamentos por 5 minutos, todos os dias, já pode fazer uma grande diferença. Experimente acrescentar esse hábito em sua vida!
2. Praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é vista como um dos pilares da boa saúde, pois melhora não apenas o funcionamento interno do corpo, como também a saúde mental e a musculatura. E ter os músculos das costas fortalecidos é essencial para evitar dores na região.
Isso porque, quando os músculos estão fracos, não conseguem suportar o peso da própria pessoa, criando problemas na coluna e nos nervos da região. A curto prazo, os incômodos nas costas aumentam e, a longo prazo, podem existir problemas mais sérios com a coluna.
Por isso, a prática de exercícios físicos é essencial para evitar as dores na coluna e se manter saudável a longo prazo. Se você já está acostumado a treinar, foque mais em fortalecer os músculos das costas.
3. Tenha um colchão confortável e de qualidade
O seu colchão pode ser o grande motivo das suas dores nas costas. Pare para pensar: são pelo menos 8 horas deitados nele e, se ele não for confortável, com certeza sua coluna irá reclamar!
Por isso, é essencial escolher bem seu colchão, considerando:
- Densidade (de acordo com o peso);
- Tipo de material (espuma, molas ou os dois);
- Tamanho;
- Movimentação durante a noite.
Tudo isso pode fazer toda a diferença na saúde das suas costas no dia seguinte.
Também é preciso perceber o momento ideal para trocar o colchão. Apesar da longa duração, chega um momento que o colchão já não suporta o peso ou os movimentos e começa a prejudicar a saúde das costas.
4. Utilize um apoio para a lombar na cadeira
Passar horas na cadeira de trabalho é uma das grandes razões para dores nas costas. Isso porque passamos muito tempo na mesma posição, com os músculos da lombar sustentando todo o resto do peso do tronco.
Com o passar das horas, é comum que a lombar comece a reclamar. Por isso, ter um apoio para a região é uma ótima ideia, que pode ser a grande solução para acabar com suas dores.
5. Levante-se a cada hora
Quem passa muito tempo do dia sentado trabalhando também precisa acrescentar um hábito muito importante na rotina: levantar de hora em hora para dar uma alongada e mexer as pernas.
Pode parecer que não, mas a longo prazo isso diminui a pressão na lombar, contribui com o alongamento dos músculos das costas e ainda ajuda na circulação sanguínea. Assim, de hora em hora, levante-se da cadeira e dê uma curta andada (até o banheiro, por exemplo).
Vale lembrar que as dores nas costas podem indicar problemas mais sérios na coluna. Caso os incômodos não passem, procure atendimento médico para buscar um tratamento adequado.