Arte e saúde mental: tudo o que você precisa saber!

arte e saúde mental
arte e saúde mental

A arte pode ser extremamente benéfica para a saúde e contribuir para a felicidade geral e o bem-estar mental. De fato, a relação entre arte e saúde mental é estreita.

Visitar um dos museus de arte locais, ou fazer uma aula de pintura ou cerâmica, é a razão perfeita para as pessoas passarem um dia fazendo algo divertido enquanto melhoram sua saúde e qualidade de vida e a de seus entes queridos.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre os benefícios da arte em sua qualidade de vida. E assim, poderá notar a relação entre arte e saúde mental de forma simples e fácil.

Arte e saúde mental: quais os benefícios?

Não se estresse, pinte!

De fato, a arteterapia pode aliviar o estresse em adultos e crianças. Há uma conexão positiva entre arte e saúde mental: atividades artísticas, como escultura, pintura ou desenho, mostraram reduzir os níveis de estresse e promover a calma mental. 

A criação da arte tira você da sua vida diária e proporciona uma distração relaxante. 

As preocupações são deixadas de lado à medida que você se concentra nos detalhes da arte que está criando. 

Os benefícios desse alívio mental são uma das razões pelas quais a arteterapia é usada para tratar a depressão. De fato, livros para colorir para adultos são um refúgio popular para pessoas de todas as idades!

O pensamento criativo é saudável

Outro benefício da arte grega, e todas as outras, é que ela incentiva o pensamento criativo e a imaginação em crianças e adultos. 

Como não há resposta incorreta na arte, as pessoas são encorajadas a imaginar sua própria solução. Esse tipo de pensamento flexível estimula seu cérebro e o prepara para funções complicadas da mesma forma que aprender um novo idioma.

Sentindo-se melhor consigo mesmo

Criar arte aumenta a autoestima e proporciona uma sensação de realização em adultos e crianças. Quando você termina um projeto criativo, você pode sentir um aumento de dopamina que pode aumentar o impulso, melhorar a concentração e simplesmente fazer você se sentir bem!

Isso é verdade para qualquer tipo de arte ou hobby, desde a contemplação de arte bizantina até tocar violão.

Use as mãos, crie algo e divirta-se ao fazê-lo, isso é tudo o que é preciso para aproveitar os benefícios da arte para a saúde mental. 

O processo estimula a criação de novas vias neurais no cérebro que melhoram a sensação geral de bem-estar, previnem a depressão e até retardam o envelhecimento.

Crie memórias com arte

Esta pode ser a razão mais convincente para levar seus conhecidos idosos a uma aula de arte sobre romantismo ou a um museu. 

A arte pode melhorar as habilidades cognitivas e a memória de pessoas com distúrbios cerebrais graves, como demência e doença de Alzheimer. 

A criação de arte visual ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com essas condições, fornecendo-lhes uma fonte de prazer, aumentando a conectividade e promovendo o crescimento celular no cérebro.

Esqueça a dor através da arte

As doenças crônicas são frequentemente acompanhadas de depressão, dor, ansiedade e estresse. Leve seus entes queridos que sofrem de problemas crônicos de saúde para ver belas obras de arte e ajudá-los a aliviar suas preocupações por um tempo.

Ir a museus de arte e fazer caminhadas é uma experiência divertida, imaginativa e positiva para adultos, crianças e idosos. 

Se você aprende algo novo, redescobre sua paixão ou desfruta de uma escapada agradável, os benefícios para a saúde de mergulhar na arte são extensos. Assim sendo, tire um dia, conecte-se com sua imaginação e melhore sua saúde mental!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*