Os benefícios de uma vida regrada com exercícios físicos

É fato que os exercícios físicos são uma prática essencial para a manutenção da saúde, uma vez que, trazem uma série de benefícios.

Diversos médicos e especialistas recomendam os exercícios físicos, como método para prevenir e até mesmo ajudar na recuperação de inúmeros males.

Aliados a uma alimentação saudável e equilibrada, e a uma vida regrada, os exercícios físicos podem garantir o máximo aproveitamento de todas as suas funções.

Mas quais são os principais benefícios?

1. Aumentam a disposição para a realização de atividades cotidianas, sejam elas relacionadas a afazeres domésticos, ao estudo ou a vida profissional;

2. A prática de exercícios induz a liberação de um hormônio, cujo nome é endorfina. Esse hormônio é responsável por proporcionar bem estar, diminuindo o estresse e a ansiedade. Dessa forma, o ciclo do sono pode ser facilmente regulado;

3. Essa prática também fortalece o sistema imunológico, reduzindo as chances de doenças virais, como gripes e resfriados;

4. Os exercícios físicos ajudam na regulação do hormônio chamado estrogênio, principal causador do câncer de mama e do câncer de próstata. Dessa forma, esse mal pode ser adiado e até mesmo prevenido;

5. O impacto causado pela atividade física, fortalece tanto o sistema muscular quanto o sistema ósseo, fazendo com que doenças como a osteoporose sejam facilmente precavidas;

6. Promove a diminuição e o controle do LDL, o chamado “colesterol ruim”, diminuindo as chances de problemas cardiovasculares;

7. Contribui para a regulação dos índices de insulina no organismo, ajudando a reduzir a diabetes;

8. Auxilia no controle da hipertensão, uma vez que promove a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos, já que a frequência dos exercícios exige melhor distribuição do sangue;

9. Melhora a performance sexual, uma vez que aprimora o condicionamento físico e a autoestima, e promove a liberação de testosterona, hormônio que induz o aumento da libido.

Dessa forma, é possível perceber que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, os pontos acima expostos são apenas alguns dos principais deles.

Saiba quais exercícios praticar

As atividades físicas também são muito indicadas para sanar outros males, como, por exemplo, dor no joelho. Esse desconforto pode ser facilmente tratado com alguns exercícios específicos, do método pilates para dor no joelho.

Esses exercícios são compostos por movimentos de baixo impacto, de modo a não tencionar ou pressionar os ligamentos, potencializando as estruturas musculares inferiores.

E fortalecendo a musculatura ao redor do joelho, de modo a proteger a articulação. A prática dessa atividade, também auxilia na correção postural.

O que também ajuda na recuperação do joelho, uma vez que a falta da postura correta pode sobrecarregar a região, resultando na dor.

Existem diversas opções para exercer a prática de atividades físicas. Apesar de muitos relacionam os exercícios apenas a aparelhos de academia, corridas ou circuitos de bicicleta.

Existem também diversas modalidades de luta, que são tão eficientes quanto as atividades anteriormente citadas – e, algumas vezes, até mais eficientes do que elas.

Um bom exemplo é o Muay Thai. Trata-se de uma arte marcial nascida na Tailândia, que é focada no combate em pé, sendo uma disciplina tanto física quanto mental.

Essa atividade promove alta queima de calorias, fortalecimento das câmaras cardíacas, aumento da resistência muscular, correção postural e aprimoramento das funções motoras, da agilidade e da elasticidade.

Além disso, o Muay Thai também auxilia o esportista a encarar seus desafios, também ajudando na socialização durante as aulas.

Dadas todas as vantagens oferecidas por esse tipo de luta, uma boa ideia pode ser procurar por aulas de muay thai para iniciantes.

Uma outra opção para a prática de exercícios físicos, é o treino funcional. Sendo uma alternativa aos exercícios de musculação, esse tipo de treino busca aproveitar os movimentos naturais do ser humano.

Como correr, pular e abaixar, ao invés de submeter o praticante a atividades mecânicas isoladas presas a eixos, como os aparelhos de musculação fazem.

O treino funcional na academia previne lesões, melhora o sistema cardiovascular e o equilíbrio muscular, reduz o percentual de gordura, gera maior eficiência dos movimentos.

Além disso, promove a definição muscular e mantém a harmonia estética, além de todos os outros benefícios naturais dos exercícios físicos.

Um circuito funcional presente no treino faz uso de diversos acessórios, como bolas, elásticos, cones e discos, além do peso do próprio corpo. A frequência semanal recomendada para a prática dessa atividade é de três vezes por semana.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*