Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

O sorriso é o cartão de visitas do rosto. Muitas pessoas enfrentam problemas sérios de autoestima e problemas em relacionamentos interpessoais por ter problemas dentários.

Um sorriso esteticamente desarmônico incomoda, principalmente, quem o possui, que passa, muitas vezes, a achar que seus dentes são o foco de toda atenção.

Um sorriso bonito, alinhado e branquinho é um alvo que muitos querem atingir e, de fato, os dentes alinhados e brancos, têm a capacidade de mudar totalmente o semblante de alguém.

Primeiramente por, realmente, tornar o sorriso mais bonito, e em segundo lugar, por dar à pessoa uma maior confiança e autoestima.

Essas mudanças têm o poder de mudar totalmente a atitude de uma pessoa, que passará a se valorizar mais, podendo mudar até sua linguagem corporal.

O clareamento dos dentes é um fator que tem levado muitas pessoas a procurar um profissional da odontologia.

Porque os dentes ficam amarelados ou desvitalizados?

Alguns alimentos têm como característica o amarelamento dos dentes. Muitos dos alimentos consumidos pela maior parte da população, com o tempo, acabam gerando manchas e escurecendo os dentes.

Esses alimentos são, principalmente, os de cores fortes (mas não todos), como:

  • Café;
  • Molho de tomate;
  • Vinho tinto;
  • Molho shoyu (molho de soja de origem japonesa);
  • Beterraba;
  • Suco de uva;
  • Entre outros.

Esses alimentos, juntamente aos alimentos com corantes artificiais ou naturais, e alimentos ácidos, podem causar as manchas e amarelamento indesejado.

Os refrigerantes também causam esse efeito, por que os componentes envolvidos na gaseificação dos refrigerantes prejudicam o esmalte do dente.

O esmalte é a camada externa que reveste o dente, quando sua integridade está comprometida, o dente se torna mais poroso e isso faz com que os pigmentos dos alimentos se acumulem neles, amarelando o sorriso.

O tabagismo também gera o amarelamento.

Como dar uma nova aparência aos seus dentes?

Muitos não sabem como clarear os dentes que se desvitalizaram e pensam que o procedimento é o mesmo do clareamento comum.

A desvitalização acorre aos dentes que passaram por processo de canal, ou trauma, escurecem pela retirada da polpa dentária.

O clareamento de dente desvitalizado é um processo diferente do clareamento comum.

Ele consiste na aplicação de um gel pelo orifício em que foi realizado o canal e a utilização da luz do laser pode ser feita ou não.

Tipos de clareamento

O clareamento dental pode ser feito, basicamente, através de quatro métodos diferentes: o convencional ambulatorial, o caseiro, o de LED, e o clareamento a laser.

O convencional consiste na aplicação de gel clareador pelo dentista no consultório. Um método um pouco mais lento do que as técnicas com o uso de luz.

O clareamento dentes sensiveis caseiro, é muito semelhante ao convencional, porém ele é realizado pelo próprio paciente, com a instrução do odontologista.

Ele é considerado mais seguro aos dentes por ser menos agressivo. Contudo é mais demorado.

O dentista fica responsável por acompanhar os resultados e prevenir qualquer problema. Esse método é indicado para casos onde não há urgência estética.

O clareamento com LED, por vezes confundido com o método à laser, usa os mesmos agentes clareadores do laser.

A diferença é o tipo de luz utilizada que, nesse caso, é a luz proveniente de LEDs. Ele traz os mesmos riscos do laser, a vantagem é que é mais rápido do que os anteriores e também pode ser feito em indivíduos com retração da gengiva.

O clareamento a laser é uma das técnicas mais conhecidas, que tem resultado rápido, embora seja um pouco mais agressiva.

Os dentes são isolados, por proteções, dos lábios e gengivas, então é aplicado um gel clareador, e depois a luz laser. O laser é usado para diminuir o tempo da sessão.

Conheça a Lente de contato dental

Diferente do clareamento, a lente de contato dental é uma capa de porcelana, feita de finas lâminas, presa aos dentes. Além de branquear, ela corrige o formato e preenche os espaços entre os dentes.

As facetas também são coberturas de porcelana, a diferença é que são mais grossas e capazes de cobrir manchas mais aparentes e traumas maiores.

Seja clareamento ou lente de contato dental, qualquer dessas decisões será uma boa escolha, sendo que as lentes de contato dental podem chegar a ser mais caras, porém, corrigem problemas quanto ao formato.

É importante consultar um profissional da odontologia para saber melhor sobre as opções para seu caso específico.