Cuidados necessários durante a maternidade

A maternidade é um momento muito feliz na vida de uma mulher, pois, são nove meses de gestação para dar à luz e conhecer o rostinho e pegar o seu filho ou filha no colo.

Durante esse período os cuidados com a saúde da mãe são extremamente necessários para que o bebê cresça forte e saudável.

Ter uma alimentação controlada, não realizar esforço que possa prejudicar o feto, praticar exercícios leve e descansar é uma forma de cuidar da saúde com qualidade e garantir uma boa gestação.

Desde o início da gravidez, fazer um acompanhamento médico, o pré-natal é uma forma de verificar o crescimento do bebê e investigar a saúde da mãe e assegurar que ela não tenha problemas que possam colocar a sua saúde e da do bebê em risco.

Cuidados durante a gravidez

Ao longo dos nove meses, alguns cuidados podem ajudar a conquistar a tranquilidade e o bem-estar durante a gestação. Procurar um nutricionista, por exemplo, é uma boa opção, porque, a alimentação pode influenciar positivamente, proporcionando disposição.

E o profissional da saúde, pode ajuda no período de enjoo das futuras mamães, a comerem sem ter a sensação de estar passando mal e evitar jejuns, que não são bons durante a gravidez, pois, podem desencadear queda de glicose e pressão baixa.

Exercícios físicos são outra maneira de cuidar da parte de respiração, ponto importantíssimo para as mulheres que desejam parto natural.

Porém, consultar o seu médico e obter autorização é essencial para a prática de atividade física, pois, com o crescimento do feto, é preciso evitar esforços para não causar riscos ao bebê.

Intensificar os cuidados com a pele é muito importante, ou seja, a hidratação evita que estrias apareçam durante a gestação, por isso, o uso de bons óleos e hidratantes podem ajudar.

Evitar alta exposição ao sol é outro ponto importante, porque, algumas grávidas reclamam do aparecimento de manchas no rosto e no colo, conhecidas como melasma e que surgem devido à alta exposição solar.

Algumas manchas nas axilas, seios e no abdômen podem surgir, mas, após o nascimento do bebê começam a sumir naturalmente.

Procurar um dermatologista para um acompanhamento e tratamento da pele é importante, porque, durante a gestação nem todos os produtos podem ser utilizados, pois, podem oferecer riscos à saúde.

Fazer uma drenagem linfática na gravidez é recomendado a partir do terceiro mês de gestação para grávidas que não tenha problemas de insuficiência renal, hipertensão, trombose ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

Essa massagem ajuda a reduzir o inchaço, situação comum durante a gravidez e ajuda a reduzir o estresse e tensões no corpo. Ter autorização do médico é sempre muito importante.

Outro tipo de massagem que pode ser feita nas gestantes é a massagem relaxante, que ajuda a:

  • Ter relaxamento muscular;
  • Melhora a dor nas costas;
  • Diminui a tensão;
  • Combate a depressão.

Esses são apenas alguns dos benefícios que essa modalidade oferece.

Itens para o momento da maternidade

Após saber o sexo do bebê as mamães dedicam o seu tempo para organizar o enxoval do bebê, com todos os detalhes que sempre sonhou: o quarto, berço, decoração, carrinho, roupinhas, sapatinhos e outros produtos importantes para a vida da criança.

Mas, pensar nos itens que precisam ser levados para a maternidade e arrumá-los o quanto antes é importante, pois, quanto mais perto dos nove meses as chances do bebê nascer a qualquer momento são grandes.

As mamãe precisam arrumar a sua bolsa maternidade feminina com roupas e objetos importantes para os dias em que ficar no hospital. Existem diversos modelos de bolsa e em alguns locais há a possibilidade de comprar a mala do bebê e da mãe iguais.

O saquinho de maternidade é muito útil para separar e organizar as roupinhas do bebê e depois pode ser usado para guardar a roupa suja. Depois da maternidade esse objeto pode ser utilizado em situações de viagens.

Ter um kit maternidade higiene com lenços umedecidos, álcool 70%, algodão, hastes flexíveis, fraldas e outros itens é essencial para os cuidados do bebê.

Portanto, organizar esses detalhes e cuidar da sua saúde durante a gestação é a melhor maneira de ter um parto tranquilo, sem complicações e ter o seu bebê forte e saudável nos seus braços para começar uma nova e linda etapa na sua vida.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*