O segredo para ter dentes perfeitos

Um sorriso bonito é o cartão de visitas de uma pessoa e pode, inclusive, abrir portas.

O inverso também pode acontecer e oportunidades profissionais podem ser perdidas devido à falta de reparos básicos como o conserto de dentes tortos.

Nos casos em que não há necessidade de reparos, cuidados estéticos como o clareamento dental sempre podem melhorar aquilo que já está bom.

Hoje, o mercado odontológico oferece inúmeras possibilidades, não apenas para tratamentos relacionados à saúde, como o reparo de dentes, mas também em relação à estética, deixando o sorriso perfeito.

Reparos

Antes de pensar em estética é preciso pensar em saúde.

Dentes mal alinhados podem comprometer a saúde do paciente, causando problemas respiratórios, de deglutição e fonéticos.

O tratamento mais tradicional é o uso do aparelho ortodôntico, capaz de recuperar casos mais graves como a má-oclusão.

Existem aparelhos de diversos tipos, adequados para a correção de problemas variados. As categorias de aparelho são:

  • Preventivos;
  • Interceptativos;
  • Corretivos;
  • Pré-protéticos;
  • Orto-cirúrgicos.

Os preventivos servem para prevenir a má-oclusão, que é a falta de encaixe perfeito da arcada ocasionada por hábitos como a sucção dos dedos.

Os interceptativos são usados para interromper problemas de má-oclusão em andamento.

Os corretivos visam a reparação de processos de má-oclusão. São usados aparelhos mais complexos.

O uso dos aparelhos pré-protéticos se dá na preparação para recebimento de próteses.

Os orto-cirúrgicos são aliados à cirurgias de correção óssea.

Os aparelhos podem ser removíveis ou fixos.

Os removíveis são comumente utilizados em crianças para guiar os dentes na direção correta durante seu desenvolvimento.

O fixo puxa os dentes na direção correta por meio de uma estrutura presa à arcada

O resultado deste aparelho é mais rápido e eficiente, mas demanda manutenção constante.

Hoje em dia, a procura para correção dos dentes em adultos é muito grande.

É possível optar pelo aparelho ortodôntico tradicional, mas já existem opções no mercado capazes de substituí-los.

É o caso das Facetas para dentes tortos. Elas são lâminas espessas com grande potencial de correção de dentes desalinhados.

O material utilizado para fabricação deste aparato é a porcelana e a reparação se completa com o desgaste dos dentes que estejam em tratamento.

Os casos em que poucos dentes estão desalinhados e aqueles em que o paciente tenha pressa em resolver o problema são os mais indicados pelos dentistas para Aplicação de facetas nos dentes.

Esse tratamento não é recomendado para pacientes com muitos dentes em desalinho. Nesses casos, o tratamento ortodôntico tradicional é mais efetivo.

É preciso ter bastante atenção ao optar por um tratamento com lâminas, pois o processo envolve o desgaste da superfície dentária. Esse procedimento é irreversível, portanto é necessário avaliar bem outras possibilidades.

Uma possibilidade de tratamento para casos mais brandos que aqueles tratados com facetas é o uso de lentes de contato para aqueles casos leves em que o desgaste da superfície não será necessário.

Elas são uma variação mais fina da faceta e têm a capacidade de reparar forma e cor dos dentes. Devido à menor efetividade na reparação, elas são indicadas para fins mais estéticos.

Estética

Existem alguns tratamentos utilizados para melhorar a aparência dental, principalmente nos casos de dentes que sofreram intervenções como o canal.

O Clareamento dental interno é especialmente indicado para esses casos, pois o tratamento em questão pode causar manchas internas na arcada.

O método é a utilização do mesmo composto dos clareamentos convencionais, mas na parte interna do dente. O objetivo é restaurar a cor natural do dente, sem desgastá-lo ainda mais.

Dentes que não tenham sido alvo de intervenções também podem fazer o procedimento de clareamento dental para branqueá-los.

No entanto, essa aplicação será na parte externa, uma vez que não haverá a necessidade de corrigir manchas, só melhorar a aparência.

As substâncias químicas aplicadas reagem na sujeira que causa o escurecimento do dente. Os tratamentos podem ser realizados totalmente no consultório ou aliados a aplicações caseiras, seguindo todas as indicações do profissional.

O tratamento realizado no consultório consiste na limpeza dos dentes, proteção da gengiva para que não ocorram queimaduras e aplicação do gel clareador.

Esse tratamento pode deixar os dentes mais sensíveis, mas uma aplicação de flúor costuma ajudar.

Diversos procedimentos podem ser adotados para ter um sorriso mais bonito, sejam eles corretivos, nos casos de problemas com desalinhamentos, sejam estéticos como o clareamento.

Além disso, é importante fazer uma higiene bucal adequada e visitar o dentista com regularidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*