Quais são os processos realizados em uma clínica odontológica?

Os tratamentos realizados em um consultorio odontologico podem transformar totalmente o sorriso e a saúde do paciente, seja ele um procedimento estético ou cirúrgico que coloca a saúde como prioridade.

Qualquer um dos dois contribuem para que o indivíduo aumente, consideravelmente, a sua auto estima, pois um sorriso bonito é necessário para ter confiança e uma boa saúde.

Clínicas odontológicas auxiliam a garantir o sorriso bonito.

Existe uma gama de possibilidades em tratamentos dentais, que vão desde um simples clareamento, extração do siso até um complexo implante dentário.

Por isso confira abaixo alguns dos procedimentos mais comuns realizados nos consultórios pelos dentistas.

Clareamento dental

Esse é o tratamento mais tranquilo da clinica dentaria, mesmo porque, para realizá-lo, é necessário que os pacientes estejam com os dentes e gengivas saudáveis.

Além disso, pode ser feito em casa, o paciente utiliza a placa de silicone de 3 a 4 horas ou durante o sono.

Outro modo é a laser, realizado dentro do consultório do dentista, durante, em média, 1 a 3 sessões.

O clareamento dentário gera maiores resultados em dentes que estejam mais amarelados.

O mais correto é procurar o dentista para fazer uma pré-avaliação e dizer o método mais eficaz para o seu caso.

Implante

Implante dentário é um procedimento no qual é feita a substituição dos dentes por meio da aplicação de pinos na gengiva. Após isso, os dentes sintéticos são colocados sobre essas aplicações.

Com os implantes é possível fazer a troca de uma prótese parcial removível por uma prótese fixa, restituindo os dentes perdidos, sem que haja o desgaste dos demais.

Próteses fixas

Com protese dentaria fixa é possível substituir mais de um dente.

O procedimento é feito a partir de restaurações e substituições de um ou mais dentes por meio de práticas que envolvem um protético, como coroas, pontes fixas ou móveis e, até mesmo, dentaduras.

Por meio dos dentes principais, os que servem de âncoras para as novas pontes, o dente artificial, conhecido tecnicamente pelo nome de pôntico é soldado às coroas que revestem os pilares destes dentes principais.

A ponte é cimentada no lugar onde anteriormente não existia um dente. Prótese dentária é o procedimento mais indicado para quem perdeu o dente por traumas ou falta higiene.

Enxerto gengival

Este tipo de tratamento é indicado no caso da raiz de um dente estar exposta devido à recessão gengival.

Quando ocorre a diminuição da quantidade de gengiva que cobre os dentes, o que acaba por deixá-los mais expostos e esteticamente mais longos.

Além de poder provocar sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou geladas, a gengiva retraída pode também acarretar o aparecimento de cáries de raiz, perda da parte óssea e caimento dos dentes

O enxerto gengival, que é o transplante do tecido da gengiva em boas condições de saúde de uma parte da boca para outra, tem como objetivo a prevenção da progressão dessa retração gengival e da perda óssea.

Procure um dentista ao primeiro sinal dos sintomas, só ele pode te aconselhar sobre o melhor tratamento, de acordo com a causa e a gravidade da retração gengival:

  • Infecção
  • Acúmulo de tártaro
  • Periodontite
  • Dentes mal posicionados
  • Uso de medicamentos que causam boca seca

Tratamento ortodôntico

Quem nunca se incomodou com os dentes tortos ao dar um sorriso?

Para isso, o uso de aparelhos ortodônticos é indicado: para corrigir os dentes que não nasceram seguindo uma linearidade e para contribuir para um sorriso mais bonito.

Esse tipo de procedimento funciona pela pressão feita constantemente sobre o dente na direção correta para que ele, com o tempo, fique totalmente alinhado. O tratamento pode ser realizado de duas formas distintas:

  • Aparelho fixo convencional: costuma ser feito com a aplicação de elásticos para prender o fio de metal. Neste caso, é necessária a manutenção mensal no consultório.
  • Aparelho fixo autoligável: neste caso, a aba metálica não necessita de elásticos para prender o fio, assim ele confere uma pressão mais suave, o que diminui o tempo do tratamento. Além de não exigir que você se desloque todo mês ao consultório.

Endodontia

Este tratamento é realizado em casos de canais e consiste na remoção do tecido mole (polpa), que se encontra na parte interna (canal) do dente que pode estar vivo, saudável, inflamado, infectado ou, até mesmo, necrosado.

Ao realizar a remoção desse tecido, o dentista esteriliza o canal, preenchendo-o com uma obturação em material específico que neutraliza a região.

Periodontia

Tratamento da odontologia baseado na realização de raspagem que tem como propósito curar os os pontos inflamatórios do tecido gengival.

É considerado um tratamento comum dentro do consultório odontológico.

Agora que você já sabe os procedimentos mais comuns nos consultórios odontológicos, não hesite em procurar um dentista para prevenir ou tratar os problemas bucais. Sua saúde merece cuidado.