As maiores e mais bem estruturadas cidades do interior paulista

Conheça os municípios do interior de São Paulo que são referência em grandeza e qualidade de vida

Dentro do estado de São Paulo, há várias cidades que não ficam devendo em relação à capital paulista. Elas oferecem: 

  • Conforto;
  • Modernidade;
  • Oportunidades de negócio;
  • Qualidade de vida.

Além de tudo isso elas oferecem ótima estrutura e em vários casos proporcionam aquela atmosfera de cidade grande.

Dessa forma, procurar por casas para alugar em Campinas e em outras cidades do estado é uma excelente ideia. No texto abaixo, saiba quais são elas e os seus principais atrativos.

Campinas

Localizada a apenas 99 km de São Paulo, Campinas é uma das três cidades do estado que tem mais de um milhão de habitantes – fica atrás somente da capital e de Guarulhos. 

Inclusive, o seu porte é digno de um feito único no Brasil: é o único município que recebe o título de metrópole brasileira, não sendo uma capital de estado. 

A cidade também está entre as principais no ranking do IDH do estado, na 17ª colocação. Campinas abriga uma grande concentração tecnológica, sendo que inclusive já foi considerada o maior polo de tecnologia da América Latina. 

A cidade também é uma das referências para se estudar no país, abrigando universidades prestigiadas como a Unicamp e a PUC, duas das principais instituições que fomentam a pesquisa e a ciência no Brasil.

São José dos Campos

Levando em conta apenas o interior paulista, São José dos Campos é a segunda cidade mais populosa do interior – quinta no ranking geral do estado, com 740 mil habitantes. 

Isso faz com que ela seja a principal referência da Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, oferecendo ótimas oportunidades de negócios. 

Isso é justificado pelos dados da Prefeitura Municipal, que divulgou que foram criadas mais de 12 mil empresas no município em 2021.

A cidade atrai investimentos também pelo seu Parque Tecnológico, criado em 2006 e que é tido como o maior complexo de empreendedorismo e inovação do país.

Ribeirão Preto

Já Ribeirão Preto fica um pouco atrás (tem 720 mil habitantes) e se destaca pela sua ampla gama de serviços, atraindo profissionais de diversas áreas. 

Também é uma cidade com IDH considerado muito alto (0,800, em uma escala que vai de 0 a 1), aspecto que a torna ainda mais atrativa para morar.

O turismo também é um dos principais destaques da cidade, que recebeu a classificação de categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo (MTur). Esse feito se deve a ampla oferta de estabelecimentos para hospedagens, que consegue comportar o alto fluxo de visitantes brasileiros e estrangeiros durante todo o ano.

Sorocaba

Outra cidade do interior paulista que atrai investimentos e grandes empresas e, por isso, oferece ótimas oportunidades de negócios.

Com ótima qualidade de vida, ela chama a atenção pela quantidade de parques e por possuir uma extensa malha cicloviária, que ultrapassa os 115 km, facilitando a locomoção por bicicletas pelas vias da cidade. 

Se for necessário ir até a capital, a viagem não é longa, pois ela fica apenas a 100 km de São Paulo. Com 695 mil habitantes, está no top 10 de maiores cidades do estado, ocupando a quarta posição no ranking do interior paulista.

Jundiaí

Localizada a 57 km da capital, Jundiaí representa um dos municípios do interior com maior poder econômico da região. 

Isso é comprovado pelo alto PIB (Produto Interno Bruto) do município, que é o 17º no ranking brasileiro e o sétimo no ranking estadual. Caso sejam desconsideradas as capitais, Jundiaí fica em sexto lugar no Brasil. 

Inclusive, o respeitado jornal Financial Times já apontou a cidade de 430 mil habitantes como um dos melhores locais para se aplicar nas Américas.

Já o índice da Firjan posicionou Jundiaí como a 12º melhor cidade em qualidade de vida no Brasil, apresentando conforto e modernidade, mas com requintes interioranos comuns em cidades de médio porte.