Bike trip: viagens pelo mundo em duas rodas

Endorfina na veia, vento no rosto e um olhar sobre a cidade ou as paisagens em movimento, fazer uma viagem de bicicleta, ou seja, uma bike trip, tem crescido em questão de popularidade nos últimos tempos.

Pedalar é uma delícia e, com o aumento do número de apaixonados por bikes no mundo, também cresceram os investimentos em infraestrutura para deixar o meio de transporte mais seguro, como ciclovias e ciclofaixas. 

Se você procura por lugares para ir de bicicleta, precisa conhecer o ranking Global Bicycle Cities Index.

Divulgado anualmente pela empresa de seguros Luko, a lista seleciona as cidades que oferecem melhores condições para os ciclistas em todo o mundo. Ou seja, os destinos perfeitos para quem ama pedalar. 

Além da infraestrutura para bicicletas, o ranking atribui notas de 1 a 100 para critérios como roubos de bike, acidentes de trânsito envolvendo esses veículos e até as condições do clima.

Melhores cidades para pedalar

A lista de 2022 tem 90 cidades, entre elas algumas já famosas por isso e outras surpreendentes. Veja as 10 primeiras:

Utrecht (Holanda)

Com mais de 77,8 pontos, essa cidade tranquila foi eleita a melhor do mundo para os ciclistas.

Munster (Alemanha)

Com 65,9 pontos, a charmosa cidade no norte do país se destaca pela excelente infraestrutura para bikes.

Antuérpia (Bélgica)

Com 60,5 pontos, essa cidade portuária, vizinha de Bruxelas, vale uma visita de quem quer pedalar em um cenário de arquitetura flamenga renascentista.

Copenhague (Dinamarca)

A capital do país impressiona pela quantidade de ciclistas nas ruas e levou a ótima nota de 60,4 pontos.

Amsterdã (Holanda)

A cidade mais famosa do mundo quando o assunto é bicicleta se destaca em infraestrutura e segurança e ficou com 60,2 pontos.

Malmo (Suécia)

Com 55,8 pontos, a cidade que tem parques e até um castelo, também se destaca na infraestrutura para bicicletas.

Hangzhou (China)

O destaque no quesito compartilhamento e aluguel de bicicletas deu à cidade chinesa a nota de 52,5.

Berna (Suíça)

Famosa por suas fontes, essa cidade turística também é ótima para pedalar e levou com 48,7 pontos.

Bremen (Alemanha)

Importante centro comercial e industrial, a cidade histórica ficou com 47,8 pontos.

Hannover (Alemanha)

Conhecida por suas feiras e construções históricas, a pequena cidade ganhou 46,7 pontos.

Apesar dos recentes investimentos em infraestrutura para incentivar a ciclomobilidade no país, o Brasil ainda precisa avançar para se comparar às cidades que já fazem isso a mais tempo.

Apenas São Paulo, nossa maior cidade, aparece no ranking, com 24,8 pontos, ocupando a 76ª posição.

E para viajar pedalando?

Muita gente gosta tanto de pedalar que quer mais do que fazer isso pelas cidades. A boa notícia é que existem vários destinos pelo mundo em que é possível pedalar com segurança e com vistas impressionantes. Fizemos uma pequena lista para te inspirar:

  • Grand Canyon;
  • De Londres a Paris;
  • Ruta de Los Siete;
  • Estrada Real.

Temos opções dentro e fora do Brasil para você escolher qual prefere visitar quando estiver pedalando, é só escolher o que mais te agrada.

Grand Canyon

É possível pedalar de Cedar, em Utah, a Tempe, no Arizona, em regiões de deserto, passando por um dos pontos turísticos mais famosos dos Estados Unidos. Mas se prepare, são 900 km, com 2 mil metros de desnível.

De Londres a Paris

A Avenue Verte tem 470 quilômetros de extensão e uma travessia de ferry pelo Canal da Mancha. É uma das ciclorrotas mais famosas da Europa, com boa infraestrutura de pousadas e restaurantes pelo caminho.

Ruta de Los Siete

Na Argentina, essa rota de pouco mais de 100 km liga Villa la Angostura a San Martín de los Andes, passando por mais de dez lagos e paisagens impressionantes da Patagônia.

Estrada Real

Terminando com um destino brasileiro, há várias possibilidades para percorrer esse trecho, que liga Paraty, no Rio de Janeiro, a Ouro Preto, em Minas Gerais. São 710 km de muita história.