Como fazer desintoxicação alimentar? 6 passos para uma dieta detox

Sabe quando a gente dá aquela exagerada no final de semana durante um churrasco com os amigos ou naquele almoço farto de família e, no dia seguinte, sentimos que precisamos de um detox no organismo?

A procura por uma desintoxicação é bastante comum nessas ocasiões específicas e, também, entre pessoas que desejam levar uma vida mais saudável e se livrar de toxinas provenientes de uma alimentação desregrada.

Mas como fazer desintoxicação alimentar? Existe um chá milagroso para isso? Quais são os alimentos desintoxicantes que devem ser inseridos no seu cardápio?

Para responder essas perguntas, elaboramos aqui um guia com 6 passos de como desintoxicar o organismo, incluindo algumas mudanças de hábito que você pode adotar para que seu corpo tenha mais saúde.

Dieta detox: o que é desintoxicação alimentar?

Quando ingerimos, com muita frequência e em altas quantidades, alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e conservantes, frituras, gordura saturada e outros componentes inflamatórios, o organismo precisa trabalhar para eliminar essas toxinas.

Logo, o processo fisiológico de desintoxicação ocorre naturalmente no nosso corpo como forma de mantê-lo “limpo” de substâncias que podem comprometer a saúde de órgãos e tecidos – principalmente no fígado, intestino, rins e coração.

No entanto, esse processo natural pode ser facilitado a partir da ingestão de alimentos desintoxicantes. Daí surge a famosa dieta detox, que tem como objetivo desintoxicar o organismo.

Na alimentação detox, dá-se prioridade a alimentos naturais e com propriedades antioxidantes. Gorduras, carboidratos refinados, açúcares e alimentos industrializados são reduzidos ou completamente deixados de lado.

A dieta de desintoxicação alimentar pode durar de 10 a 15 dias e ser feita a cada 3 meses. Mas algumas pessoas optam por eliminar de vez do seu cardápio alimentos que possuem toxinas que sobrecarregam o organismo e trazem problemas como:

Como fazer desintoxicação alimentar? Passo a passo

Saber como fazer desintoxicação alimentar vai muito além do que preparar aqueles sucos e chás “milagrosos” que aquela blogueira famosa ensinou a preparar nos stories do Instagram.

Esse processo leva tempo e deve ser feito com acompanhamento de um profissional especializado, como nutrólogo, nutricionista ou médico ortomolecular.

Não há como desintoxicar o organismo se você não aderir às mudanças de hábitos na sua vida e, mais do que retirar alguns alimentos da dieta, é essencial saber quais inserir no seu cardápio do dia a dia.

Com o tempo, você vai perceber melhorias na pele, na disposição, no seu metabolismo e no funcionamento do seu intestino.

Sem perder isso de vista, confira abaixo 6 passos fundamentais de como fazer desintoxicação alimentar:

1 – Prefira alimentos in natura

Alimentos naturais devem ser prioridade no seu cardápio detox. Em vez de consumir comida industrializada e ultraprocessada, dê preferência a produtos in natura.

Fast food, enlatados, conservas, sopas em pó, temperos prontos, presuntos e condimentos em geral devem ser evitados, pois possuem substâncias inflamatórias, como gorduras saturadas e conservantes.

Portanto, alimentos naturais e orgânicos não podem ficar de fora da sua dieta, caso você queira desintoxicar o organismo.

2 – Mantenha-se bem hidratado

Manter o corpo bem hidratado é indispensável para a eliminação de toxinas e para a garantia de um metabolismo eficiente.

Água, chás e sucos naturais, sem adição de açúcar, são grandes aliados do processo de desintoxicação alimentar, pois contribuem para a manutenção do sistema nefrático e digestivo.

Quando você se mantém hidratado, o corpo conseguirá eliminar mais facilmente as toxinas alimentares por meio da urina, fezes, transpiração, respiração e sistema linfático.

Importância de Beber Água. Sua saúde depende disso.

3 – Reduza o consumo de açúcar

Em uma dieta com foco na desintoxicação, você deve procurar reduzir o consumo de açúcar. 

E aqui não nos limitamos aos doces, balas, chocolates, refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha e açúcar branco que usamos na cozinha; os carboidratos simples também são convertidos em açúcar durante o processo metabólico.

Então, se você quer fazer um detox, diminua também o consumo de massas, farináceos, pães, bolos, batata frita e salgadinhos, entre outras fontes de carboidratos.

4 – Diminua o consumo de carne vermelha

Assim como o açúcar, a carne vermelha deve ser evitada por quem busca desintoxicar o organismo. Isso porque ela possui um maior percentual de gordura saturada, o que contribui para elevar o nível de “colesterol ruim” no sangue – o LDL.

Além disso, o consumo excessivo de carne vermelha favorece o aumento de ácido úrico no sangue, que pode levar ao surgimento de cálculo renal, gota (calcificação desse ácido nas articulações) e infarto.

E mais: não moderar a quantidade de carne vermelha na sua dieta pode atrapalhar o bom funcionamento do seu intestino, perturbando as “bactérias boas” que vivem nesse órgão.

5 – Insira frutas vermelhas na sua dieta

Frutas de cor vermelha são ricas em antioxidantes e possuem ação anti-inflamatória. Elas impedem a ação dos radicais livres que, dentre outras funções, são responsáveis pelo envelhecimento celular.

Assim, as frutas vermelhas ajudam a eliminar toxinas e a “limpar” o fígado. Mirtilo, morango, ameixa e amora são alguns exemplos de frutas que você pode inserir na sua dieta entre as refeições e como sobremesa, inclusive.

6 – Coloque no seu cardápio os alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a produção de energia no corpo por intermédio do calor. 

Alimentos como gengibre, pimenta, canela, café e chá verde favorecem a queima de gordura, sendo grandes aliados para quem deseja fazer um detox e emagrecer.

Aprenda no vídeo abaixo como fazer um suco termogênico para desintoxicar o organismo:

Como fazer suco termogênico

E então, o que achou do nosso passo a passo de como fazer desintoxicação alimentar? Se você pensa em fazer uma dieta detox, não deixe de consultar um nutrólogo ou um nutricionista. 

Esses profissionais especializados vão te avaliar e montar um plano alimentar personalizado para atender  suas necessidades específicas, da melhor forma possível.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.