Após qualquer tipo de cirurgia feita em clínicas e hospitais, seja qual for o foco dela, o paciente ficará um tempo sensível e com possíveis machucados e inchaços, e por isso deve ficar em um processo pós-operatório.
Isso se dá, pois, dependendo do procedimento que foi realizado e o local em que a pessoa foi operada, foi de alguma forma invadido, cortado ou perfurado. E com isso, as dores após acordar da operação podem aparecer, assim como as sensibilidades.
Saiba mais a importância desse processo para o corpo
Ou seja, o processo pós cirurgia, ou a reabilitação, é mais do que essencial para que a recuperação do corpo fique em perfeitas condições e não tenha nenhum problema ou sequela.
Alguns cuidados do pós-operatório são:
- Não se movimentar bruscamente
- Seu cuidado pela equipe de enfermagem do local
- Usar cinta modeladora pos cirurgica
- Estar em um local totalmente higienizado
- Ter seus curativos trocados periodicamente
Uma equipe de enfermagem estará sempre à disposição para checar seu quadro, como está sua pressão, temperatura, batimentos cardíacos e o restante de sensações e medicações que devem ser controlados enquanto se está internado.
Ou seja, é um processo um pouco lento dependendo do ocorrido e deve ser sempre feito com os maiores cuidados e pessoas especializadas e enfermeiros possíveis, para que nada de errado aconteça.
Isso ocorrerá até que o organismo do paciente esteja totalmente recuperado dos procedimentos que foram realizados e seu corpo estiver estável para trabalhar tranquilamente ajuda de terceiros.
O pós-operatório não é um bicho de sete cabeças como pensam. Se bem feito e respeitado, ele acontecerá de forma mais rápida e uniforme na pessoa e isso beneficiará desde sua antecipação da alta até a melhora de todos os pontos operados.
O que usar no processo pós-cirúrgico
Como já sabemos, esse procedimento requer de muitos cuidados, e dependendo do que foi feito, alguns itens deverão ser utilizados, sejam eles juntos ou separados, ou não também.
Supondo, se a pessoa está se recuperando de cirurgias estéticas, ela deverá usar cintas modeladoras para ajudar na sustentação de seu corpo.
Não só na sustentação, mas também para diminuir o inchaço que operações causam em nós e também para diminuir a dor e não deixar os machucados em contato com ambientes que possam infectá-los.
Há diversos tipos de modelos desse material, tanto para corpo inteiro ou para locais específicos, como a cinta para barriga, que ajuda a evitar a flacidez da pele e mantém a postura necessária para não machucar as costas.
Outro benefício é que sua estrutura ajuda na aceleração da cicatrização dos machucados e ajuda no resultado final da operação. Ou seja, além de necessária, ela não incomoda e também é um ponto positivo.
Em outros tipos de cirurgias alguns tipos de objetos para recuperação diferenciados também podem ser utilizados, como a ortese de umbigo, que é um protetor recomendado para manter a cicatriz umbilical no tamanho certo.
Ele ajuda na restauração de pele no pós-operatório e evita a retração do umbigo após o procedimento. Esse material é desenvolvido com polímeros especiais e garantem conforto na hora de seu uso, que costuma ser após cirurgia bariátrica, de hérnia ou estética.
Cuidados extras
Um ponto muito importante para a recuperação de uma cirurgia no hospital é a higiene do local. Ou seja, é necessário que o ambiente tenha a contratação de uma empresa de Terceirização de Limpeza, para que os serviços estejam sempre muito bem feito.
Sem a higienização necessária nesses locais, o risco de infecção e problemas de saúdes após alguma operação podem aumentar, pois os pacientes costumam estar com imunidade muito mais baixa e sensíveis a qualquer bactéria ou infecção.
Então, para que tudo ocorra bem, certifique-se de que a empresa de terceirização é de confiança e possui uma rotina organizada de limpeza no local.
Conclusão
Toda cirurgia costuma ser muito agressiva para o corpo, deixando-o em um processo lento de recuperação. Com isso, é necessário tomar diversos cuidados e seguir todas as orientações médicas necessárias.
Para que nada de mal ocorra, esteja sempre ciente do histórico do local em que irá fazer algum procedimento, qual a procedência de seus materiais e se a equipe médica e de enfermagem irão sanar todas as suas necessidades nos dias em que estiver lá.