Entenda a diferença entre os protetores solares minerais e químicos

verão

Usar protetor solar todos os dias é uma das maiores ações de autocuidado que podemos ter, já que esse simples produto consegue garantir uma pele bonita e também deixá-la mais saudável. Por isso é fundamental você entender a diferença entre os protetores solares.

Devido a isso, o protetor solar é um dos produtos que não pode faltar em uma rotina de skincare, e que precisa ser utilizado todos os dias, até naqueles que não fazem sol.

No entanto, para que o efeito de proteção traga resultados, é fundamental investir em um protetor solar de qualidade, que seja feito para o seu tipo de pele e consiga protegê-la por várias horas.

Nesse sentido, é fundamental que você saiba escolher o tipo ideal de protetor solar para você. Hoje você pode encontrar dois modelos principais: o químico e o mineral.

Para ajudar você a entender melhor sobre esses dois tipos de protetores, quais são suas diferenças e como escolher entre eles, é só continuar lendo este artigo!

O que é o protetor solar mineral?

O protetor solar mineral, também conhecido como protetor solar físico, é uma opção formada por minerais que, quando passados na pele, criam um escudo que reflete os raios solares e fazem com que eles não sejam facilmente absorvidos pela pele.

Esse modelo de protetor solar é bem comum nos países asiáticos e ainda é uma novidade no Brasil, que projete ganhar espaço por aqui. Os protetores minerais são super indicados para quem possui manchas na pele, já que ele ajuda a protegê-las e não deixá-las mais escuras.

O que é o protetor solar químico?

O protetor solar químico é a opção mais utilizada no Brasil, onde são encontrados em forma de creme ou gel. 

Assim, ao passar esse protetor solar, ele se une às substâncias dos tecidos da pele para formar uma camada que protege contra a radiação solar e inibe as ações dela. Esse tipo de filtro solar é comumente indicado para todos os tipos de pele e pode ser mais fácil de ser aplicado

Qual é a diferença do funcionamento deles?

A principal diferença dos dois tipos de filtros solares tem relação com a sua capacidade de absorção. É ela que indica como cada um dos protetores funcionam na prática.

Dessa forma, o protetor mineral é responsável por criar uma barreira protetora que não é absorvida pela pele. Assim, alguns de seus modelos podem deixar a pele com um aspecto esbranquiçado e ser mais difíceis de remover.

Por outro lado, o protetor químico é totalmente absorvido na pele e realiza a sua ação de proteção ali mesmo, quando suas moléculas consomem os raios ultravioletas. 

Mas, por ele ser absorvido, essa opção pode demorar alguns minutos para ter efeito de proteção e pode ser necessário reaplicar o produto a cada duas horas.

Devido às suas capacidades de absorção, cada protetor é indicado para um perfil diferente de pessoas.

Sendo assim, o protetor solar químico pode ser utilizado por todos os tipos de pele e, principalmente, por pessoas que possuem mais tempo na rotina para estar reaplicando o produto.Já no caso do protetor físico, ele se torna a opção ideal para:

  • Quem tem alergia.
  • Gestantes;
  • Crianças;
  • Atletas que realizam algum esporte ao ar livre.

Portanto, é a melhor opção para você, caso se enquadre nessa lista. 

Qual deles é o melhor para sua pele?

Apesar de cada filtro solar possuir suas indicações, também é importante analisar o tipo da sua pele na hora de escolher qual protetor vai utilizar.

Mas, antes disso, é importante ressaltar que, independentemente do tipo de filtro escolhido, a sua pele se manterá protegida da mesma forma e conseguirá sair ilesa dos danos dos raios solares.

Dessa forma, mesmo que a sua pele seja mista, oleosa ou seca, você poderá usar os dois tipos de filtros solares. Aqui, só é importante se atentar a algumas características que eles podem apresentar na sua composição.

Por exemplo, quem possui uma pele mista a oleosa, pode preferir os filtros solares de toque seco, que geralmente possuem na composição argila branca ou outro componente que ajuda a segurar a produção de sebo no rosto.

Já para quem tem pele mista, pode optar pelos filtros que possuem algum tipo de óleo em sua composição para manter a pele nutrida e hidratada.

E para quem deseja prevenir ou corrigir sinais de envelhecimento, pode ser interessante optar por um filtro solar que apresente uma substância antioxidante, como a vitamina C, por exemplo.