Medicina humanizada: conheça o atendimento centrado no paciente

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Um atendimento centrado no paciente tem se tornado um forte diferencial competitivo da área médica. Afinal, a organização médica reflete muito no atendimento ao paciente, principalmente dentro do universo da medicina humanizada.

Quando o paciente procura ajuda, normalmente é sinal de que ele não está bem e está preocupado com a própria saúde, concorda? Pois bem, nesse momento, ele espera que o profissional da saúde demonstre interesse em ouvi-lo e realmente se preocupe com sua dor.

A seguir, mostramos como a medicina humanizada funciona e como aplicá-la em sua clínica. Acompanhe!

Como a medicina humanizada funciona?

A medicina humanizada visa prestar um atendimento que valoriza a dignidade humana, prestando ao paciente toda a assistência necessária e fortalecendo a confiança entre médico e paciente.

Além de cuidar da saúde das pessoas, o profissional precisa ser compreensivo e sensível com a realidade cultural e social do sujeito. Nesse contexto, o paciente precisa ser visto como único. Portanto, manter um bom diálogo é fundamental para entendê-lo por completo.

Como implementar a humanização na clínica?

A humanização deve ser implementada o quanto antes, mas, para isso, é importante saber como agir para evitar erros. Veja quais são os principais passos para fazer essa implementação.

Melhore sua comunicação com o paciente

O paciente não é formado em medicina, tampouco entende os termos técnicos da área — que, diga-se de passagem, são bem difíceis até mesmo de pronunciar em alguns casos, concorda?

Nesse sentido, é importante adotar uma linguagem que o paciente entenda. A informação sobre o seu quadro de saúde precisa ser acessível, ou seja, ele precisa entender completamente o que está acontecendo, independentemente do que seja, como:

  • Gripe;
  • Sinusite;
  • Virose;
  • Conjuntivite;
  • Entre outras doenças.

Essa melhora na comunicação ajudará até mesmo o paciente a aderir melhor o tratamento indicado, na certeza de que todo aquele processo o ajudará a se recuperar.

Treine a sua equipe

Não é só o médico que precisa prestar um atendimento humanizado. Todos os profissionais que o auxiliam no dia a dia da clínica também precisam saber como acolher o paciente. O cuidado integral precisa ser de responsabilidade de todos.

Imagine a seguinte situação: um paciente entra em contato para agendar uma consulta e a recepcionista pergunta o porquê da consulta. Ao informá-la o motivo, a própria o trata com indiferença, não dando a devida atenção para a sua dor. 

Será que o paciente dará continuidade à consulta ou procurará outro profissional? Percebe a importância de ter parâmetros humanizados em todo o processo que envolve o paciente? 

Nesse sentido, a capacitação da equipe é essencial para oferecer um atendimento realmente humanizado e de qualidade.

Ouça o paciente

Ouvir o paciente exige calma e paciência. Isso porque o paciente se encontra abalado e fragilizado com a sua condição. Além disso, ele precisa de amparo, pois está em sofrimento. Sendo assim, é importante oferecer a ele uma escuta sem julgamentos.

Além disso, é importante ter em mente que, enquanto ela fala da sua condição, você terá mais parâmetros para dar um diagnóstico preciso e a construção de um tratamento eficiente.

Nesse sentido, é interessante até mesmo aumentar o tempo de consulta de cada paciente. Ainda usando o exemplo da pediatria, você pode não só examinar as crianças, mas fazer com que elas se sintam à vontade dentro do consultório.

Para isso, disponibilizando brinquedos para tranquilizá-las e criando uma série de questionamentos para os pais a fim de entender a rotina dos pequenos, desde a introdução alimentar até seus últimos marcos de desenvolvimento.

A medicina humanizada ajudará você a ter um contato mais próximo com seus pacientes. Portanto, invista nessa estratégia para se tornar referência na sua especialidade.