O que é e como entender uma tabela nutricional?

Os benefícios das frutas você já conhece, mas será que você consegue entender uma tabela nutricional?

Alguns olham para essa tabela e só se importam com as calorias de cada alimento, mas saiba que é preciso observar outros itens, como as gorduras e o sódio.

Ter uma boa alimentação é fundamental para preservar a sua qualidade de vida e ter disposição para realizar as atividades do dia a dia. Portanto, ler a tabela nutricional ajudará você a ter uma vida saudável.

O que? Você não sabe o que é e nem entende uma tabela nutricional? Bom, não se preocupe porque vamos esclarecer tudo isso aqui. Continue a leitura e confira!

O que é uma tabela nutricional?

Em suma, podemos dizer que a tabela nutricional visa mostrar para o consumidor quais nutrientes estão presentes em cada alimento, destacando a quantidade por porção de cada um deles e os valores diários de:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Calorias;
  • Gorduras trans;
  • Saturadas;
  • Sódio;
  • Fibra alimentar. 

Além disso, a tabela também traz a medida caseira e o tamanho da porção sugerida. Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre o tema.

Por que a tabela nutricional é importante?

A tabela nutricional é importante porque traz segurança alimentar e protege a saúde das pessoas. Como assim? Explicamos: existem pessoas que têm alergias a determinados nutrientes ou, por várias outras questões, têm algumas restrições alimentares.

Dessa forma, fica muito mais fácil o consumidor tomar ciência das propriedades nutricionais de cada produto que ele leva para casa. Além disso, a tabela também incentiva as escolhas equilibradas e conscientes da população.

O que cada item da tabela nutricional significa?

Entender o significado de cada item da tabela nutricional é fundamental para fazer as escolhas certas de acordo com seus objetivos e, inclusive, para não prejudicar sua dieta — caso deseje fazer. Preste atenção nas seguintes informações:

Valor energético

Refere-se à energia que o corpo produz com o consumo de proteínas, gorduras totais e carboidratos. Na tabela nutricional, ele é apresentado na forma de kcal (quilocalorias) ou kj (quilojoules).

Carboidratos

Refere-se aos componentes dos alimentos e seu principal objetivo é fornecer energia para as células de todo o organismo.

Proteínas

São componentes essenciais para a manutenção e construção dos órgãos humanos, células e tecidos.

Gorduras totais

Além de fontes de energia, as gorduras auxiliam na absorção de vitaminas A, D, E e K. Nesse caso, estamos falando de todas as gorduras presentes nos alimentos.

Gorduras saturadas

Elas estão presentes nos alimentos de origem animal, como pele de frango, carne, leite integral, queijo, toucinho, iogurte, manteiga e requeijão. 

No entanto, vale destacar que o consumo desse tipo de gordura precisa ser moderado, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Gordura trans

Elas estão presentes nos alimentos industrializados, os quais fazem uso de gorduras vegetais hidrogenadas durante a preparação. Atenção: nosso organismo não precisa desse tipo de gordura, ou seja, ela pode ser dispensada da sua dieta.

Fibra alimentar

Muitos alimentos de origem vegetal contêm esse nutriente. Estamos falando dos alimentos integrais, frutas, feijões e hortaliças.

Quais produtos precisam ser rotulados?

A rotulagem dos alimentos é algo obrigatório no Brasil. Quando isso não acontece, a fornecedora do alimento pode responder por infração sanitária e receber punição, de acordo com a ANVISA. 

Os rótulos com a tabela nutricional precisam estar presentes em todas as bebidas e alimentos que são produzidos, embalados e comercializados na ausência do consumidor.

Agora você já sabe identificar cada item da tabela nutricional dos produtos. Cuide da sua alimentação e fique atento ao que leva para casa. Quanto mais você cuidar da sua saúde, mais qualidade de vida terá. 

Não se esqueça de investir na prática de atividades físicas para garantir melhores resultados.