Cuidar da beleza também é cuidar da autoestima. Afinal, quem não gosta de estar bem com o que vê no espelho?
E o que antes era visto somente como uma busca feminina, hoje em dia, esse conceito já não é mais o mesmo: homens também buscam procedimentos estéticos, para se sentirem cada vez mais confortáveis consigo mesmo.
Por esse motivo, cresce a procura por procedimentos estéticos que ajudam na definição do corpo e na melhora de alguns aspectos referentes à pele e aos cabelos.
Procedimentos estéticos para os cabelos e pelos
1. Depilação com luz pulsada
Entre os procedimentos estéticos mais procurados no mercado, a depilação é, sem dúvida, um dos mais populares.
Se, antigamente, era comum o sofrimento para retirar os pelos com cera quente, a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de inúmeros métodos de depilação, não invasivos e praticamente indolores. É o caso da depilação com luz pulsada.
Também conhecida como IPL, a depilação com luz pulsada utiliza flashs policromáticos, que enfraquece o pelo por meio da radiação luminosa captada pela melanina da pele, proporcionando a eliminação definitiva em algumas sessões.
Os flashes de luz são regulados conforme o tipo de pele e de cabelo, sendo possível variar a intensidade e o comprimento de luz. As áreas mais indicadas são depilação com luz pulsada na virilha, axilas e pernas; mas é possível aplicar o método em todo o corpo.
Esse método de depilação é indicado para pessoas com foliculite ou alergias causadas pela cera ou lâmina. Antes de realizar o procedimento, é importante passar por uma avaliação para que o procedimento seja feito de acordo com as especificações de cada indivíduo.
2. Intradermoterapia e o controle de queda dos cabelos
Ao contrário da depilação que promove a retirada dos pelos, a intradermoterapia capilar tem a finalidade de interromper e controlar a queda de cabelos, estimulando a nutrição e o crescimento de novos fios.
O tratamento clínico consiste na aplicação de substância ativas, como vitaminas e medicamentos, no couro cabeludo, por meio de microagulhas que agem nas raízes dos folículos capilares.
Dessa forma, é um estímulo para a produção de colágeno, contribuindo para o crescimento dos fios. Além disso, a intradermoterapia também prevê a neutralização da dihidrotestosterona (DHT), que é um dos hormônios responsáveis pela queda de cabelo.
Além disso, o tratamento tem outras vantagens:
- Aumenta a densidade e o volume do cabelo;
- Reduz os efeitos da alopecia androgenética;
- Melhora a estrutura da haste do folículo capilar;
- Ajuda na autoestima dos indivíduos.
O procedimento é indicado para todos que sofrem com a queda de cabelos, em especial, devido à problemas pós-químicas e dermatite seborreica.
Procedimentos para a pele e para o corpo
1. Drenagem linfática
Os tratamentos de estética corporal são um dos mais procurados nas clínicas. Um deles é a drenagem linfática, procedimento que ajuda na eliminação de gordura localizada, bem como na eliminação de líquidos e toxinas em excesso, que ficam armazenados nos gânglios linfáticos.
Feita por homens e mulheres de todas as idades, a drenagem linfática é um tipo de massagem terapeutica, que contribui para o emagrecimento quando aliada à prática de exercícios físicos e alimentação saudável.
Além disso, o procedimento é indicado para pessoas que sofrem com inchaço pós-cirúrgico e com má circulação sanguínea, uma vez que promove o transporte da linfa no organismo.
A drenagem linfática é feita manualmente e com auxílio de aparelhos de estetica, que aplicam pressão em determinadas áreas do corpo. É importante que a massagem seja feita por profissional especializado, para evitar o surgimento de hematomas e ter resultados positivos.
2. Limpeza de pele com extração
Além do corpo, pelos e cabelo, outra preocupação grande é com o rosto, em especial, para quem sofre com cravos e espinhas.
Sendo assim, as clínicas de estética oferecem a limpeza de pele profunda com extração, que tem como objetivo retirar as impurezas, células mortas, bem como cravos e espinhas que aparecem na face.
Geralmente, a extração é feita manualmente e com ajuda de microagulhas para casos específicos, melhorando os resultados do procedimento. É importante que após a limpeza com extração, o paciente tome cuidados com a pele, para evitar danos.
Recomenda-se o uso de filtro solar, máscaras calmantes, além de evitar produtos ácidos e cremes oleosos, que podem machucar e entupir os poros. O procedimento deve ser realizado por um esteticista profissional.
Enfim, esses foram alguns dos procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas, seja por homens ou mulheres.
Hoje em dia, realizar tais procedimentos deixou de ser exclusividade de um gênero específico e, além disso, eles não são mais vistos necessariamente como uma maneira de rejeitar suas características naturais, mas como uma maneira de elevar sua autoestima e trabalhar questões essenciais à saúde mental, como o amor próprio..