Saiba como retomar as atividades em casa com um recém-nascido

Método EASY, por exemplo, pode deixar a rotina de mãe e filho mais prática e fácil 

A chegada de um bebê recém-nascido dentro de casa é um momento único e muito especial na vida de qualquer mulher. No entanto, é também uma ocasião um tanto quanto desafiadora, já que exige paciência, perseverança, cuidado e atenção redobrada. 

Especialmente para as mães de “primeira viagem”, dividir seu tempo entre os cuidados com o recém-nascido acaba sendo algo um tanto quanto exaustivo. 

A boa notícia é que existem maneiras para facilitar a vida de qualquer mamãe, seja o uso da cadeira de descanso ou a aplicação do método EASY.

Hoje nós vamos mostrar quais os principais cuidados que você deve ter em casa com a chegada de um bebê. A ideia é transformar a sua rotina de modo que seja possível conciliar a vida desse pequeno ser com a vida da mãe, inibindo, assim, o cansaço excessivo e o desleixo materno.

Primeiras semanas são as mais difíceis

O retorno ao lar com um bebê recém-nascido dificilmente será algo tão simples e belo como tentam mostrar os filmes e as novelas. 

Na verdade, essa chegada pode causar um misto de emoções e sensações tanto na criança quanto na mãe que, por sua vez, é fortemente influenciada pela queda hormonal do pós-parto.

Sendo assim, é completamente natural que as primeiras semanas sejam as mais desafiadoras, até porque elas envolvem a criação de uma rotina completamente diferente. Aprender a fazer coisas como:

  • Dar banho;
  • Trocar as fraldas;
  • Dar de mamar;
  • Colocar para dormir.

E até mesmo aprender como segurar o bebê estão entre as principais tarefas. Dizer isso é necessário porque as mães podem se sentir extremamente frustradas ao lidar com tudo isso, especialmente quando se sentem cansadas. 

Basta dizer que mais da metade das mulheres têm depressão pós-parto entre o terceiro e o quinto dia do nascimento da criança.

No geral, os sintomas de fadiga excessiva, tristeza, falta de clareza ao pensar e choro fácil tendem a desaparecer com o passar dos dias. Caso o quadro perdure após o primeiro mês do neném, é necessário buscar ajuda médica.

Criando uma rotina com o recém-nascido

Sabendo disso, vamos partir para a prática. A rotina com um recém-nascido deve respeitar horários, bem como o descanso da mãe.

Adote o método EASY

Criado pela enfermeira britânica Tracy Hogg e disseminado no seu livro “Os segredos de uma encantadora de bebês”, o método EASY (fácil, em português) visa criar uma rotina para a criança, respeitando o momento de cada atividade e deixando que a mãe assuma o controle.

A estrutura segue a lógica de mamar (Eat), ter alguma atividade com o bebê, como brincar e ouvir música (Activity), dormir (Sleep) e tirar um tempo para você (You). As mamadas, por exemplo, devem acontecer com intervalos de, ao menos, 2 horas e, no máximo, de 4 horas.

Estabeleça uma rotina do sono

Ter uma rotina de sono é muito importante na medida em que auxilia o nosso organismo a se preparar para o momento de descanso. Isso ganha uma importância ainda maior quando falamos de um recém-nascido, considerando que ele ainda está se adaptando à vida fora do útero materno.

Sendo assim, estabeleça uma rotina diária para que o bebê entenda, pouco a pouco, que é a hora de dormir. Você pode diminuir gradativamente as luzes, cantar uma canção de ninar ou mesmo ler uma história para o neném. 

O importante é que ele consiga entender que aquelas atitudes representam a hora de “nanar”.

Organize o ambiente

Quando se tem um bebê em casa, é preciso que o ambiente esteja minimamente organizado para que cada tarefa seja feita sem muito desgaste. 

Fraldas, pomadas para assadura, talco, lencinho, mamadeira, bolsa e toalha são exemplos de itens que são usados em vários momentos do dia. 

Você deve ainda contar com móveis e acessórios que facilitem a sua rotina, como uma cadeira para amamentação e uma cadeira de descanso. Dessa forma, você conseguirá manter o bebê mais confortável e seguro.

Tenha um tempo para si

De nada adianta encher o bebê com mil e um cuidados se você, mãe, está se sentindo mal. 

Muitas mulheres deixam até mesmo de fazer o básico do autocuidado, como tomar banho e escovar os dentes, com receio de deixar a criança sozinha. Nesse caso, é importante ter alguém do lado para te auxiliar.

Pode ser o companheiro ou companheira, a sua mãe, uma amiga ou até mesmo uma babá. Só não vale protelar o cuidado para si mesma. Com o desenvolvimento do bebê, outras atividades que envolvem lazer também devem voltar à sua rotina.