Estratégias para evitar conflito entre os bicos durante a amamentação

amamentação

A amamentação é uma etapa muito importante na vida do recém-nascido, mas pode demandar alto esforço fisiológico e emocional por parte da mãe. E uma das situações que toda mãe quer evitar é a confusão de bicos, que pode atrapalhar a amamentação.

Com essa confusão, o bebê desaprende a mamar e começa a rejeitar o peito materno e, muitas vezes, a mamadeira e a chupeta podem servir como salvadores nesses momentos difíceis, que causam grande dor de cabeça.

Como identificar a confusão de bicos?

Quando é apresentado a bicos artificiais, o bebê pode desenvolver dificuldades fisiológicas na sucção do peito materno, o que pode acabar atrapalhando a amamentação, já que os movimentos que ele precisa realizar com a mandíbula são diferentes.

O primeiro sinal de confusão de bicos é a recusa ao leite materno, justamente por causa da dificuldade em fazer a sucção. Outro sinal é a dificuldade em manter a pega. As diferenças fisiológicas na sucção confundem o bebê na hora de mamar.

Com os bicos artificiais, ele não precisa manter a boca aberta e nem fazer os movimentos com a língua e pode tentar manter esse mesmo padrão durante a mamada no peito. Esse comportamento pode levar a fissuras e dores no mamilo.

E, por fim, o terceiro sinal de que o seu bebê está com confusão de bicos é que a hora da amamentação causa nele muita irritação e agitação. Isso porque a pega incorreta diminui a saída de leite e isso acaba o irritando.

É possível evitar a confusão de bicos?

Para as mamães que querem evitar esse problema, é importante entender como a introdução da chupeta e da mamadeira podem ocasionar tais dificuldades. O mais importante a saber é que esses artigos não devem ser inseridos na rotina antes das sete primeiras semanas de vida do recém-nascido.

Pode parecer bobo, mas essa atitude vai evitar a confusão de bicos, situação que pode acabar mexendo com o emocional da mãe, que está em um período delicado e passando por diversas mudanças fisiológicas e emocionais. Ainda, o suporte para a mulher é fundamental para que ela possa fazer a amamentação em livre demanda e, assim, evitar os bicos artificiais.

A confusão de bicos já está acontecendo, é possível reverter?

Felizmente, a resposta é sim! Se você está passando por problemas na amamentação e identifica os sinais de confusão de bico, algumas medidas podem ser tomadas para reverter esse processo. Mas é preciso paciência e constância para conseguir.

O primeiro passo é intensificar o contato com o seu pequeno, dando mais colo para ele e aumentando o contato pele a pele para restaurar o vínculo do bebê com a mãe. Não deixe para fazer esse contato apenas com a amamentação, aproveite outros momentos ao longo do dia, como na hora da soneca, do passeio e durante os estímulos.

Uma opção prática e simples é comprar um sling para colocar o bebê, ele vai permitir que os seus braços fiquem livres para realizar as atividades enquanto o pequeno fica, aconchegado, em contato direto com o seu colo.

O segundo passo é retirar os bicos artificiais. Este pode ser o mais difícil porque o bebe já se acostumou à facilidade e aos movimentos de sucção envolvendo esses bicos. Então, use o peito como aliado nesse momento e ofereça-o ao pequeno em todas as situações em que você colocaria uma chupeta na boca dele.

Por fim, encontre alternativas para alimentar o seu bebê, evitando usar a mamadeira. Pode ser que a sua produção de leite seja afetada, por isso, procure outras alternativas, como a técnica da relactação (sonda no peito). Ela vai ajudar a estimular a produção de leite ao mesmo tempo em que o bebê se alimenta. Se não for possível, ofereça o leite em um copinho ou colher dosadora.