O impacto das férias na saúde mental

mental

Pesquisa aponta que 87% das empresas sofreram com afastamentos por saúde mental em 2023

Problemas como ansiedade, depressão e burnout são cada vez mais comuns no ambiente de trabalho. As questões relacionadas à saúde mental tem sido uma das principais causas de afastamento do trabalho. E as férias são um período importante para que a pessoa possa se afastar das atividades e aproveitar para recuperar a saúde. 

É muito importante que nas férias, o profissional possa se afastar de tudo o que é relacionado ao trabalho. Esse é o momento de reservar um resort, tirar do papel o projeto de uma viagem ou simplesmente passar uns dias sem olhar para o WhatsApp de trabalho e descansar bastante. 

Impacto da saúde mental no dia a dia de trabalho 

Um estudo da startup Conexa, que atua como ecossistema digital de saúde, com gestores e profissionais de RH de 767 empresas brasileiras, aponta que 87% dos negócios tiveram casos de afastamento de profissionais do trabalho por conta de problemas relacionados à saúde mental. 

O estudo foi feito durante o Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (Conarh) e entrevistou 1.589 pessoas. Segundo os números, 51% dos casos de afastamento por questões de saúde mental tiveram como motivo a ansiedade. Outras questões como depressão (17%), estresse (16%) e burnout (14%) também apareceram. 

E os dados apontam que o impacto da saúde mental nos trabalhadores pode ser ainda mais grave. Para 48% dos entrevistados, pelo menos, 10% dos colaboradores espalhados nas empresas pelo país possuem doenças mentais não diagnosticadas. Outros 19% consideram que é ainda pior e estimam que cerca de 20% dos profissionais em seu ambiente de trabalho têm questões mentais não diagnosticadas.

Qual é a relação entre férias e saúde mental? 

Apesar de não solucionar problemas de saúde mental, as férias são importantes para repor as energias e quebrar a rotina exaustiva dos trabalhadores. Por isso, mesmo que não resolva questões como ansiedade, depressão e burnout, que devem ser tratadas adequadamente, as férias conseguem trazer um período de reequilíbrio mental para os trabalhadores. 

É pertinente frisar que todo período de descanso deve ser valorizado. Desde as férias, que geralmente tiramos uma ou duas vezes no ano, até os finais de semana e feriados. A melhor maneira de aproveitar os dias de descanso é conseguir se desconectar do trabalho e de toda a pressão por resultados que isso envolve. 

Como aproveitar as férias para retomar a saúde mental? 

As férias são um período importante para recarregar as energias e colocar as ideias no lugar. E para isso você precisa de tranquilidade. Um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Research International (Revista Internacional de Pesquisa Farmacêutica) aponta que pessoas que tiram férias regularmente são mais produtivas e têm melhor desempenho no trabalho. 

Separamos três dicas para te ajudar a aproveitar as férias para recuperar a sua saúde mental. Confira abaixo:

Planeje suas férias 

Essa é uma dica que deve ser colocada em prática ainda quando você estiver trabalhando. Para criar expectativa para as próximas férias, você pode começar a planejar o que irá fazer no período. Veja o que você consegue fazer e qual é a melhor forma de aproveitar e se planejar. Isso será importante, inclusive, para aliviar a pressão do dia a dia de trabalho. 

Tire um tempo para você 

Aproveite as férias para cuidar de você. Valorize momentos de relaxamento, descontração e descanso. Isso será crucial para recarregar as energias e se desligar da rotina de trabalho nesse período. Afaste-se de todos os tipos de comunicação com a empresa e foque em cuidar do seu bem-estar. 

Explore novas experiências 

Uma boa dica para aproveitar as férias é viver novas experiências. Essa é uma boa maneira para se desligar do trabalho e aproveitar todo o tempo de descanso no período. Então, busque conhecer novos lugares, aprender novas atividades, experimentar novas culturas e tudo o que possa te divertir e acalmar. 

As férias têm um impacto importante para a nossa saúde mental. Porém, nem todos valorizam os períodos de descanso, e isso precisa mudar. Férias, fins de semana e feriados devem ser usados para recuperar as energias e realizar atividades prazerosas para trazer mais leveza e disposição para a vida.