O que é barreira cutânea?

Ter uma pele hidratada é a preocupação de muitas pessoas, já que a hidratação é responsável pela maciez, beleza, redução de oleosidade e proteção contra as agressões externas do dia a dia, portanto, cuidar da barreira cutânea é essencial.

Uma boa maneira de manter a derme bem cuidada, principalmente, a do rosto, retardando o envelhecimento, é investir em algum hidratante facial indicado para sua pele, pois eles são ótimos para preservar o equilíbrio da água da cútis, evitando o aparecimento de dermatites, bem como o ressecamento.

Você já ouviu falar sobre barreira cutânea? Se a resposta for não, então não se preocupe! Acompanhe a leitura até o final para descobrir o que é e por que é tão importante a proteção e a hidratação diária da nossa pele.

Qual é a importância da barreira cutânea?

A barreira cutânea age como um mecanismo de defesa, ela protege contra os danos causados pelos agentes externos presentes no ambiente, por exemplo, na poluição, até mesmo nos raios solares.

Assim, ela evita que substâncias nocivas enfraqueçam, ressequem ou provoquem irritação na pele.

A nossa derme possui cinco camadas, atingindo as mais profundas até a mais superficial, e cada uma exerce funções específicas.

Camada basal

São formadas na camada mais profunda da pele. Nela são encontradas as células como os queratinócitos, que produzem a queratina, responsáveis por impossibilitar a perda de água em excesso.

Assim como o melanócito, produtor da melanina, que além de proteger contra a radiação UV, também pigmenta a pele.

Camada espinhosa

Essa camada se constitui de uma ligação entre as células, que possui estruturas proteicas como os tonofilamentos, auxiliando na produção dos feixes de queratina. Eles permitem que a pele seja resistente a atritos.

Camada granular

É nessa camada que se inicia o processo de queratinização, ou seja, os queratinócitos se transformam em células córneas, essas, por sua vez, fabricam substâncias como a queratina, os lipídios, que são as ceramidas, tão importantes para a proteção da pele.

Camada lúcida

Aqui, as células já estão muito unidas, sendo impossível distingui-las. É nessa etapa que ocorre o desprendimento dos queratinócitos, que tem função rejuvenescedora da epiderme. 

Camada córnea

Composta por células mortas, ricas em queratinas que se unem por meio das proteínas e lipídios, formam uma barreira impermeável e cuidadora para a derme.

Logo, a barreira cutânea se posiciona acima da camada córnea, que é a mais superficial. Ela é composta pelas células dessa camada, que são: as ceramidas, o colesterol, os ácidos graxos livres e as gorduras. 

Quais são as funções da camada protetora?

A principal função dessa camada protetora é impedir que ocorra a perda de água, resultando na desidratação. 

Além disso, ela cuida para que nossa pele não tenha infecção e irritação devido à exposição a agentes nocivos. Ela também determina o pH da pele, impedindo que os microorganismos prejudiquem a saúde da epiderme.

O que danifica a barreira cutânea?

Diariamente, nos expomos a ações, hábitos de consumo e ainda há questões genéticas como dermatites, que podem causar danos a essa barreira. 

Por exemplo, ao utilizar certos produtos que contêm álcool em sua composição, praticar determinados costumes podem remover ou reduzir a produção dos lipídios, ou seja, as ceramidas, o que se torna bastante agressivo à nossa pele. Dentre algumas dessas ações, incluem:

  • O uso de sabonetes bactericidas; 
  • O contato com os produtos de limpeza;
  • A utilização do álcool em gel;
  • O uso exagerado das buchas de banho;
  • Banhos recorrentes com água quente, que provocam ressecamento.

Portanto, você deve evitar ao máximo essas atitudes no seu dia a dia.

Como manter essa barreira saudável?

Desenvolver uma rotina de cuidados com a pele é essencial, pois ela assegura que sua epiderme vai estar sempre hidratada, equilibrando o pH e retendo a água desse órgão para a sua hidratação. 

Por isso, não tome atitudes que ameaçam a preservação da barreira cutânea, como uma depilação agressiva e o uso de roupas muito justas. Porém, atente-se para:

  • O uso de protetores solares diariamente;
  • O cuidado com as buchas de banho;
  • Prefira águas mornas para se banhar;
  • Evite produtos de limpeza com álcool na composição.

Dessa forma, ao tomar essas medidas, somadas à rotina de hidratação com hidratantes adequados ao seu tipo de pele, é certo que isso irá prolongar o bem-estar dela, bem como garantir uma barreira cutânea íntegra.