Principais cuidados para evitar o choque térmico

choque térmico

A estação mais quente do ano está se aproximando. Para aliviar o calorão e manter a segurança na água ao entrar, algumas precauções devem ser tomadas, já que transitar entre ambientes quentes e frios, ou vice-versa, pode causar o choque térmico.

Isso porque, com a chegada do verão, é difícil não pensar em lugares como as praias e as cachoeiras.

Dessa forma, seguir alguns cuidados é uma recomendação importante para todos evitarem danos maiores, seja para locais externos ou internos, sendo comprometedor até mesmo para a sua vida.

Se deseja saber o que é, quais são os sintomas e como prevenir as causas do choque térmico, basta acompanhar a leitura até o final.

O que é choque térmico?

O choque térmico pode acontecer quando as mudanças de temperaturas ocorrem abruptamente. Por exemplo, sair de um local muito quente para um muito frio pode ocasionar sérios problemas ao organismo, levando até mesmo a pessoa a óbito.

Segundo a reportagem do G1, os médicos ressaltam que isso acontece devido a “um estresse sofrido pelo organismo”, que, ao liberar as citocinas do corpo humano, baixa a imunidade, provocando febre, assim como paralisia facial.

Além disso, o clínico também destaca outro perigo da liberação dessa proteína, desencadeando “na arritmia cardíaca motivada pelo choque térmico que pode provocar uma parada ou um infarto, levando à morte”.

Assim, quando se trata de alterações de temperaturas repentinas, o assunto choque térmico não é brincadeira. Por isso, fique atento a alguns sinais dos sintomas provocados e procure imediatamente um médico para não correr maiores riscos.

Entre os sintomas, podemos citar:

  • Tontura;
  • Tremores;
  • Rosto gelado;
  • Hipotensão;
  • Hipertensão arterial;
  • Paralisia facial.

Portanto, tomar os devidos cuidados em relação a andar entre os ambientes em que o clima está diferente vai assegurar a proteção necessária para o bem-estar do seu corpo.

Como evitar o choque térmico?

O nosso organismo precisa de um tempo para se acostumar com as variações de temperatura.

Nos ambientes externos, em contato direto com o sol, como uma praia ou rio, a atenção deve ser redobrada, uma vez que, se o corpo estiver muito quente, é perigoso se banhar imediatamente.

Contudo, não podemos nos esquecer de que também é preciso ter cautela nos ambientes internos.

Ao chegar da rua em dias quentes, espere para abrir a geladeira, inclusive aguarde alguns minutos para beber aquela água bastante gelada. Essa atitude, por mais corriqueira que seja, pode acarretar no choque térmico.

Desse modo, a atenção a simples ações que, por vezes, podem passar despercebidas contribuem para que o nosso corpo não entre em colapso e nos leve até à morte.

Alimentação mais leve

Para os dias de extremo calor, aposte em uma alimentação mais leve, como frutas e verduras, que são ricos, nutritivos e proporcionam a sensação de saciedade, bem como os nutrientes necessários para manter o organismo em equilíbrio.

É válido lembrar que, nos dias quentes, é normal não sentirmos tanta fome. Por essa razão, ingerir alimentos que são fonte de vitamina vai fortalecer nosso sistema imunológico, evitando que os possíveis sintomas do choque térmico aconteçam.

Mudança de ambiente

Ter precaução com a troca de temperatura dos lugares é fundamental para impedir eventuais problemas causados pelo choque térmico.

Isso vale tanto para as viagens aos lugares praianos, para os climas de inverno, bem como para um local interno refrigerado pelo ar-condicionado.

A recomendação feita é: faça a transição com calma, acostumando o corpo à variação de temperatura. Assim, certos cuidados são bem-vindos e ainda evitam que o corpo desfaleça, agravando para o óbito. 

Hidrate-se bastante

É inegável a importância da água para a nossa saúde. Logo, beber bastante água, além de ajudar a manter o corpo sempre hidratado, mantém a temperatura corporal ideal, impedindo que a entrada em um ambiente superaquecido ou refrigerado artificialmente provoque reações térmicas.

O consumo da água ameniza os sintomas do choque térmico. Por isso, sempre ande com uma garrafinha de água e prefira ingeri-la em temperatura ambiente.